Referências


Calazar

Em Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria é a unidade de referência para o acompanhamento dos pacientes em tratamento da leishmaniose visceral – também conhecida como Calazar.

O Calazar ou Leishmaniose Visceral é a infecção sistêmica causada pela Leishmania Infantum e manifesta-se com sintomas como febre prolongada, aumento do fígado e do baço e anemia. A doença é transmitida por meio da picada de um mosquito popularmente conhecido como mosquito palha. Como é uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.


DST/HIV

Referência em doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e doenças infecciosas, o HUCF oferece atendimento à mais de 280 pacientes cadastrados, oferecendo consultas, exames  e orientação psicológica.


Comunidade Indígenas

Em breve.


Gravidez de alto risco

A Maternidade do HUCF é referência regional para gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos e portadores de AIDS, e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, DST/AIDS, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico. Também se destaca por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em ginecologia/obstetrícia, Multiprofissional saúde da família (médico e enfermeiro) e pediatria.


Picadas ou mordeduras por animais peçonhentos

Referência em Montes Claros e região em atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, o HUCF desenvolve um estudo de caracterização clínica desses acidentes. O objetivo é descrever as manifestações clínicas provocadas por cada espécie animal, visando oferecer o tratamento mais adequado em cada caso e avaliar eventuais reações adversas aos soros aplicados. Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno. Nos acidentes por mordidas de cobras, devemos sempre considerar como sendo de cobras venosas.


Vitimas de violência física e sexual

O Hospital Universitário Clemente de Faria é referência em Montes Claros e região nos atendimentos ambulatoriais às vítimas de violência física e sexual. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana e dispõe de equipe multiprofissional treinada para receber as vítimas proporcionado um atendimento especializado e acolhedor.