Urgência e Emergência


Atendimentos de Urgência

O Pronto Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF, nível II em trauma, tem por finalidade prestar atendimento médico de urgência e emergência 24 horas nas áreas de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Ortopedia, Cirurgia e Otorrinolaringologia.

São atendidas cerca de 6 mil pessoas por mês, encaminhadas pela rede de assistência, pelo SAMU, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Central de Regulação de Leitos, dentro dos princípios preconizados pelo Sistema Único de Saúde

Atende, desde 2009, casos de média e alta complexidade, sendo referência no atendimento ambulatorial em pré-natal de alto risco, atendimento integral a portadores do vírus HIV e outras doenças infecto-contagiosas.

O atendimento é realizado de forma diferenciada utilizando o sistema de triagem Manchester. Este protocolo tem o objetivo de garantir maior prioridade aos casos mais graves, ou seja, os pacientes são atendidos de acordo com sua gravidade e não mais por ordem de chegada.


UTI Neonatal

Em breve.


UTI Adulto

A Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário Clemente de Faria é dotada de sete leitos com sistema de monitorização contínua para atender pacientes adultos com instabilidade clínica, e com potencial de gravidade com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos, e que com o suporte avançado de vida e tratamento intensivo tenham possibilidade de se recuperar.