Clínicas


Psiquiatria

O Serviço de Psiquiatria realiza cerca de 14 internações por mês, com média de permanência de 26 dias. A equipe é composta por Médico Psiquiatra, Residente de Psiquiatria, Psicólogo, Enfermeiro e Assistente Social.


Pediatria

O Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria atende crianças de 0 a 12 anos, 11 meses e 29 dias, através da rede de urgência e emergência via Central de Regulação da Assistência e demanda espontânea.

O hospital resguarda o direito, de um cuidador acompanhante, em tempo integral, para todo paciente internado. Além disso, conta com o suporte sócio-educativo e recreativo da Pedagogia Hospitalar, através do Programa de Humanização da Pediatria. Dispõe de uma brinquedoteca com atividades de recreação e acompanhamento pedagógico.

São 20 leitos, um deles  reservado para isolamento, 16 para Pediatria Clínica e três para Pediatria Cirúrgica.

Ortopedia

O Serviço de Ortopedia do HUCF é referência em trauma nível II. Realiza uma média de 100 cirurgias mês.

Clínica Médica

A clínica médica é composta por 08 leitos de HIV/AIDS, 06 leitos de tisiologia e 44 de clínica geral.

Além da assistência médica os pacientes contam com atendimento psicológico com o objetivo de atender de forma humanizada aos pacientes internados e seus familiares.

Clínica Cirúrgica

A Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Clemente de Faria realiza cirurgias das seguintes especialidades:

  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Vascular
  • Cirurgia Oftalmológica
  • Cirurgia Ortopédica
  • Cirurgia Plástica
  • Cirurgia Otorrinolaringológica
  • Cirurgia Pediátrica
  • Cirurgia Ginecológica
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço

São 19 leitos de cirurgia geral, seis leitos de cirurgia ginecológica e cinco salas cirúrgicas disponibilizadas pelo Bloco Cirúrgico. Conta com uma equipe de Anestesiologia no Bloco Cirúrgico para atendimento 24 horas.

Maternidade

A Maternidade do HUCF é referência regional para gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos e portadores de AIDS propriamente dito, e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, DST/AIDS, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico. É também, se destaca por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em ginecologia/obstetrícia, Multiprofissional saúde da família (médico e enfermeiro) e pediatria.

A Maternidade foi agraciada com os títulos de Amigo da Criança (2000), Maternidade Segura (2001), Menção Honrosa do Galba de Araújo (2004), Credencial Gestante de Risco (2005), Prêmio Galba de Araújo (2006) e vem se tornando referência na Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento, no Brasil.

Ginecologia e Obstetrícia

A Maternidade do HUCF é referência regional para gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos e portadores de AIDS. Conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, DST/AIDS, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico. Também se destaca por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em ginecologia/obstetrícia, Multiprofissional saúde da família (médico e enfermeiro) e pediatria.

Desde 1998 a Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário Clemente de Faria – UNIMONTES desenvolve um amplo trabalho que proporciona a contínua melhoria da qualidade e humanização da assistência materno-infantil.