criancahucfdia

Hospital Universitário Clemente de Faria com programação especial na Semana da Criança

Foi aberta oficialmente, nessa segunda-feira (10/10), a Semana da Criança, promoção da Escola Ciranda da Vida, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). A programação vai até o próximo dia 26, com oficinas, teatro, sessão de mágica e histórias, além de atendimento gratuito de cabeleireiro e maquiadores.

No primeiro dia de atividades, logo pela manhã, os pequenos internos da Pediatria participaram da oficina de modelagem com borracha EVA e de pintura em toalhas de rosto.

À tarde, o reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza se reuniu com os pais, acompanhantes e as crianças para uma palestra sobre o papel da Escola Ciranda pela Vida durante o processo de recuperação dos pacientes.

Além do incentivo à leitura, a unidade faz o acompanhamento escolar das crianças, de modo que o conteúdo dos educandários de origem sejam aplicados durante o período de internação. O município é parceiro na iniciativa.

FAMÍLIA

“A intenção de todos que trabalham pelo HUCF e pela Unimontes é permitir uma permanência mais humana no ambiente hospitalar, de forma que as pessoas não se sintam distantes de atividades diárias”, disse o professor.  “O remédio é muito importante para a recuperação da saúde, mas há outras coisas tão importantes quanto: a alegria e o otimismo”, afirmou o vice-reitor, ao destacar que “a família é a primeira escola dos filhos.  A escola não pode substituir o papel da família e nem os pais não devem terceirizar a educação dos filhos.

Devem valorizar o diálogo, estimular e apoiar sempre as crianças.  Ofereçam carinho e amor.  Mas também não se esqueçam de presenteá-los com conhecimento”.

Vilma Dias, coordenadora da Escola Ciranda pela Vida, compartilha a ideia: ações realizadas ajudam na recuperação e auto-estima, tanto dos pais quanto dos internados.

“E hoje foi só o começo. Até o dia 26, haverá uma vasta comemoração no HUCF”, acrescenta.

Nesta terça-feira, as crianças participaram de mais uma oficina de pintura em toalhas e de confecção de Sapinho de EVA, além da apresentação da peça teatral O Mágico de Oz, com a participação dos filhos dos servidores – além de distribuição de pipoca e algodão doce.

No feriado desta quarta-feira, em que se celebra a padroeira do Brasil, as crianças participam de bingo, gincana e de um lanche especial.  Às 15 horas, sessão de brincadeiras “King James”, lanche especial e parquinho.  No dia seguinte, à noite, acontece a Quinta Musical.  Na sexta, às 8 horas, apresentação de teatro infantil, pintura artística, apresentação voz e violão com repertório infantil e, às 14 horas passeio pelo Parque e Zoológico Municipal Milton Prates.

Márcio Antonio Veloso, diretor administrativo do HUCF, ressaltou o importante trabalho da Escola Ciranda da Vida e acrescentou o quão são importantes as iniciativas realizadas para as crianças.

“Ficamos felizes pelas ações desenvolvidas.